sexta-feira, 2 de maio de 2008

Adivinhas

De fios eu fiz
minha sepultura.
P'ra muito vestir
com luxo e turnura.

Adoro andar na água.
Gosto muito de brincar!
Se mamo, não sou peixe,
ora tenta adivinhar!

Vive preso e acorrrentado,
mesmo assim está feliz.
Ouve bem e a palrar
repete o que o homem diz.

Toma seu banho no mar,
anda sempre bem vestido,
na neve choca um ovo
em posição de sentido.

Sou rainha dos jardins.
É assim este meu jeito.
Ficam as pessoas mais jovens
quando me põem ao peito.

Cada um pois tem a sua,
lá dentro mioleira.
Com ela faz e constrói
tudo à sua maneira.

Será que vai chover?
Olha para o céu e verás
uma menina que te diz
se bom ou mau tempo terás.

Ribombo enfurecida;
têm-me cá um respeitinho!
Às vezes causo até danos.
Deixo tudo encharcadinho.

Helena (3.º ano)
recolhidas da obra "As 323 adivinhas mais famosas"
NOTA: Se não souberem as soluções, perguntem-me que eu respondo.

Sem comentários: